Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cultivo de plantas e de amizades

Vizinhos que plantam unidos, permanecem unidos e cultivam a amizade e a socialização. Pensando assim, condomínios como o Novo Leblon, na Barra, e o Fazenda Passaredo, na Taquara, em Jacarepaguá, investem em hortas comunitárias (clique aqui e veja algumas hortas).
— O nosso objetivo aqui é a socialização do grupo. Mantemos uma horta e uma fazendinha para que todos venham ajudar e ter mais contato com a natureza — explica a veterinária Rose de Menezes Maia, responsável técnica pela Fazendinha do Novo Leblon.
No condomínio da Barra, os próprios funcionários e moradores cuidam do cultivo. O que é produzido vai 
para o café da manhã e o almoço dos empregados. 

— Abrimos todos os dias, das 9h às 14h30m. E o legal é que vem gente de fora trazer mudas e pegar ervas medicinais — conta Ângela Santos, gerente-geral do condomínio.
No Fazenda Passaredo, a motivação dos moradores também é grande.
— Nós percebemos que podíamos aproveitar muita coisa que jogávamos fora. Em 2007, criamos um centro de compostagem para fazer adubo com as folhas que caíam das árvores. Todos começaram a ajudar na coleta. O adubo vai para a horta e também é vendido — explica a presidente da Associação de Moradores do Condomínio, Magali das Merces.
A horta do Passaredo, na Taquara, foi inaugurada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A ideia é produzir para consumo dos moradores. O contador aposentado Jorge de Souza Rocha mora no local há dez anos e conta que é um faz-tudo:
— Pego orientação para plantar umas coisas numa fazendinha que tenho.
O aposentado conta que suas duas filhas já estão levando a experiência para o condomínio onde vivem.
— Devagarzinho a gente consegue fazer com que os outros tenham consciência.
A Fundação Parques e Jardins mantém o projeto Rio Hortas, que ensina a implantar hortas de baixo custo, ao lado do Via Parque. Informações: 2224-8088.
Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome:

e-mail: